quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Os animais têm um sexto sentido ou não?


Primeiro vou contar a história de alguns animais “profetas”, depois eu tento entender o assunto junto com vocês.O protagonista da primeira história, é o carismático e fofinho Oscar, um gato adotado pela equipe da Casa de Saúde e Reabilitação Steere em Providence, R.I., que conseguiu prever pelo menos 25 mortes.É incrível, esse gato provoca inveja na mãe Dina e até mesmo nos Maias!O gato sentava-se ao lado dos pacientes e, pouco tempo depois, o paciente morria, então o gato ia embora!Bizarro, não?Mas como Oscar faz isso? Será um sexto sentido? Ou ele traz má sorte? Bom, tratando-se de morte, é bom revisarmos todas as situações, né?Existem várias teorias sobre o assunto, algumas pregam que ele sentia que os órgãos estavam parando; uma outra, bastante aceita, é a de que os animais, com seu olfato aguçado, conseguem identificar odores de substâncias químicas nos pacientes terminais, substancias que nós humanos somos incapazes de sentir.Mas se me perguntarem o porquê do Oscar deitar-se ao lado desses pacientes, eu não saberia responder, ao menos não com certeza.

Bom, Oscar pode apenas estar imitando o comportamento dos médicos, afinal, a atenção para esse tipo de paciente é maior, então, por ter sido criado num hospital, o gato acaba imitando o costume, e fica ao lado do paciente. Já um especialista em animais afirmou que Oscar podia, simplesmente, querer o aconchego dos cobertores.No mundo dos animais, o inacreditável é totalmente possível. Se isso é um ato de humor da evolução, eu não sei, mas prefiro acreditar que era um mecanismo de defesa para o bem-estar da “matilha”, afinal, acreditar no acaso não é possível para todos mortais.

Outra história inacreditável que ronda esse universo animal, é de cachorros que conseguiam sentir com antecedência ataques iminentes de epilepsia, alertando seus donos para que se dirijam a um lugar seguro. Isso não é um caso raro, existem cachorros treinados que são doados por instituições para portadores da doença, e o incrível, é que os cachorros conseguem avisar até com 40 minutos de antecedência. Continuando com o pensamento de que habilidades notáveis em animais não são raras, vocês imaginam cães achando alguns tipos de câncer? Pois é, há muito tempo que essas histórias rondam por ai, mas é possível?Um estudo comprovou que cães podiam sentir evidência de câncer de bexiga ao farejá-lo na urina. Usando isso como premissa, sim, é possível que cães detectem doenças.Enquanto nós tentamos entender nosso cérebro e suas desconhecidas habilidades, nossos companheiros animais estão mais evoluídos nesse aspecto, e o melhor, não é paranormalidade, mas sim, habilidades básicas desenvolvidas.
O que cria esse universo místico em torno dos animais, nada mais é que a capacidade de perceber sutis diferenças e imperceptíveis odores. E isso mostra o quão magnífica é a evolução.

O mundo animal é incrível, cheio de beleza e habilidades notáveis.
Mas se limita a isso, habilidades, totalmente normais, não existe nada de sexto sentido, mas sim, habilidades desenvolvidas pela evolução, animais evoluíram e hoje são capazes de perceber odores e mudanças sutis.