terça-feira, 30 de março de 2010

Doença da Moda :S

Doença bipolar que causa alternancia radical no humor,ultimamente muitas pessoas estam tendo isso,as veses não percebem o.o
mais é um doença que muito desenvolvida pode se tornar grave porque prjudica seu social,finaceiro $-$ familia e pisicológico.Dá um lida nisso

O Transtorno Bipolar do Humor, antigamente denominado de psicose maníaco-depressiva, é caracterizado por oscilações ou mudanças cíclicas de humor. Estas mudanças vão desde oscilações normais, como nos estados de alegria e tristeza, até mudanças patológicas acentuadas e diferentes do normal, como episódios de MANIA, HIPOMANIA, DEPRESSÃO e MISTOS. É uma doença de grande impacto na vida do paciente, de sua família e sociedade, causando prejuízos freqüentemente irreparáveis em vários setores da vida do indivíduo, como nas finanças, saúde, reputação, além do sofrimento psicológico. É relativamente comum, acometendo aproximadamente 8 a cada 100 indivíduos, manifestando-se igualmente em mulheres e homens.

O que causa a doença bipolar do humor:
A base da causa para a doença bipolar do humor não é inteiramente conhecida, assim como não o é para os demais distúrbios do humor. Sabe-se que os fatores biológicos (relativos a neurotransmissores cerebrais), genéticos, sociais e psicológicos somam-se no desencadeamento da doença. Em geral, os fatores genéticos e biológicos podem determinar como o indivíduo reage aos estressores psicológicos e sociais, mantendo a normalidade ou desencadeando doença. O transtorno bipolar do humor tem uma importante característica genética, de modo que a tendência familiar à doença pode ser observada.

Pode iniciar na infância, geralmente com sintomas como irritabilidade intensa, impulsividade e aparentes “tempestades afetivas”. Um terço dos indivíduos manifestará a doença na adolescência e quase dois terços, até os 19 anos de idade, com muitos casos de mulheres podendo ter início entre os 45 e 50 anos. Raramente começa acima dos 50 anos, e quando isso acontece, é importante investigar outras causas. A euforia pode ser aparesentada como:

-Humor excessivamente animado, exaltado, eufórico, alegria exagerada e duradoura;
-Extrema irritabilidade, impaciência ou “pavio muito curto”;
-Agitação, inquietação física e mental;
- Aumento de energia, da atividade, começando muitas coisas ao mesmo tempo sem conseguir terminá-las
-Otimismo e confiança exageradas;
-Pouca capacidade de julgamento, incapacidade de discernir;
-Crenças irreais sobre as próprias capacidades ou poderes, acreditando possuir muitos dons ou poderes especiais;
-Idéias grandiosas;
[Fonte:abcdasaude.com]

É importente o apoio familiar.a aceitação do próprio pasciente e nenhuma descrimanação! *-*